Mão na Massa!

O Kit Tecnológico LEGO®️ Education é uma das ferramentas utilizadas durante as aulas do programa ASTROMAKER®️; totalizando oito versões e em constante atualização, os kits são adquiridos pelas escolas e colégios parceiros da VIAMAKER®️ em todo o Brasil. Os Kits possibilitam que os estudantes aprendam por meio de metodologias ativas, tornando-os protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, todo o conhecimento adquirido por eles é colocado em prática, com suas ideias sendo expressas em cada desafio proposto na montagem a ser realizada.

Como acontece na prática?

Infantil

As crianças estão sempre em processo de descobertas, explorando o mundo em que vivem. Nesta fase, incentivar e instigar o raciocínio lógico e o aprendizado de forma dinâmica e criativa, por meio do fazer, é essencial para o desenvolvimento. Na educação infantil são utilizados diversos kits tecnológicos, entre eles: LEGO®️ Duplo 9090, STEAM Park, Pessoas da Comunidade, Grande Fazenda, Tubos de Experimentos e Máquinas Tecnológicas. Por meio dos kits LEGO®️ Education, são trabalhados conceitos importantes para as crianças; com temáticas baseadas na BNCC.

Fundamental I

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental I é utilizado o kit WeDo 2.0. O WeDo 2.0 é uma solução de aprendizagem investigativa que fornece aos estudantes a confiança para fazerem perguntas, e as ferramentas para encontrarem as respostas e resolverem problemas do cotidiano. Desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências e Engenharia (conteúdos tecnológicos). Este trabalho é feito por meio da utilização de modelos motorizados LEGO® e de programações simples.

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio utilizamos o kit LEGO® Mindstorms Education EV3. Desde o início deste século, o LEGO® MINDSTORMS® Education tem liderado o caminho da Educação em STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), inspirando os usuários a se envolverem numa aprendizagem divertida na prática. A combinação dos sistemas de construção da LEGO® com a tecnologia EV3 do LEGO® MINDSTORMS Education oferece ainda mais maneiras de aprender robótica e ensinar os princípios de programação, física e matemática!

Como o Kit Tecnológico é utilizado
pelos estudantes nas aulas ASTROMAKER®️?

1 - Administrador

Administradores são estudantes que cuidam dos recursos disponíveis para a equipe, principalmente do Kit Tecnológico LEGO®️ Education utilizado, certificando-se do cuidado e da atenção em seu manuseio.

2 - Construtor

Construtores recebem recursos diretamente dos Administradores, para então executarem as tarefas: a de construírem o protótipo que resolverá os desafios da atividade proposta no momento explorar.

3 - Programador

Os estudantes responsáveis pela Programação dão vida ao protótipo construído pela equipe durante o momento criar, realizando a programação por meio de um software específico do programa ASTROMAKER®️.

4 - Líder

Líderes são estudantes que tomam a frente em debates e discussões durante o momento compartilhar, mantendo o foco da equipe na atividade e apresentando os resultados obtidos durante as aulas do programa ASTROMAKER®️.

Protótipos desenvolvidos pelos estudantes
durante as aulas ASTROMAKER®️

5 coisas que você precisa saber sobre
os Kits Tecnológicos LEGO® Education®

A utilização de blocos de montagem LEGO®️ Education possui um valor muito alto para o desenvolvimento dos estudantes desde muito cedo. Nos primeiros passos dessa jornada de aprendizagem, a atividade com as mãos na massa auxilia na evolução de habilidades motoras finas e competências como o trabalho em equipe. Desenvolver habilidades de manuseio nas crianças pode também influenciar, futuramente, no processo de desenvolvimento da escrita.

A partir do momento em que a criança possui domínio sobre o manuseio dos objetos, ela passa a desenvolver noções de encaixe e outras percepções como tamanho, peso, espessura e quantidade, que a leva a realizar diversos testes com os materiais, trabalhando sua criatividade em cada passo de sua jornada pelo conhecimento.

Os blocos de montagem LEGO® também podem auxiliar no ensino de operações matemáticas, como adição, subtração, divisão e frações. Ao realizar diferentes construções, os estudantes analisam, mesmo sem perceber, questões como estruturas, peso e equilíbrio, trabalhando habilidades de engenharia e física.

Ao realizar uma construção, o estudante utiliza suas habilidades para resolver um problema específico, buscando entender quais as melhores ferramentas para a situação na qual se encontra. Com isso, são trabalhados também conceitos como o planejamento e a organização. Em kits tecnológicos LEGO®️ Education, como o WeDo 2.0 e o LEGO Mindstorms Education EV3, além de tudo o que já foi citado, também são trabalhadas noções de mecânica, mecatrônica, robótica, programação e pensamento computacional; elementos presentes em praticamente todas as profissões atuais e outras que ainda existirão no futuro em todo planeta.

Criado nos Estados Unidos na década de 1990, STEAM é uma sigla em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A relação desse conceito com os kits tecnológicos LEGO®️ Education, é abordagem ampla do STEAM em todos conteúdos propostos no programa ASTROMAKER®️, sempre alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em outras palavras, conteúdos ASTROMAKER®️ de Educação Tecnológica e Robótica Educacional conectados com STEAM e fundamentados na BNCC, utilizam os Kits Tecnológicos LEGO®️ Education para que os estudantes possam aprender enquanto se divertem. Legal né?