Mão na Massa!

O Kit Tecnológico LEGO®️ Education, é uma das ferramentas utilizadas durante as aulas do programa ASTROMAKER®️; totalizando oito versões e em constante atualização, os kits são adquiridos pelas escolas e colégios parceiros da VIAMAKER®️ em todo Brasil. Os Kits possibilitam que os estudantes aprendam por meio de metodologias ativas, tornando-os protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, todo o conhecimento adquirido por eles é colocado em prática, com suas ideias sendo expressas em cada desafio proposto na montagem a ser realizada.

Como acontece na prática?

Infantil

As crianças estão sempre em processo de descobertas, explorando o mundo em que vivem. Nesta fase, incentivar e instigar o raciocínio lógico e o aprendizado de forma dinâmica e criativa, por meio do fazer, é essencial para desenvolvimento. Na educação infantil são utilizados diversos kits tecnológicos, entre eles: LEGO®️ Duplo 9090, STEAM Park, Pessoas da Comunidade, Grande Fazenda, Tubos de Experimentos e Máquinas Tecnológicas. Por meio dos kits LEGO®️ Education, são trabalhados conceitos importantes para as crianças; com temáticas baseadas na BNCC.

Fundamental I e II

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é utilizado o kit WeDo 2.0. O WeDo 2.0 é uma solução de aprendizagem investigativa que fornece aos estudantes a confiança para fazerem perguntas, e as ferramentas para encontrarem as respostas e resolverem problemas do cotidiano. Desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências e Engenharia (conteúdos tecnológicos). Este trabalho é feito por meio da utilização de modelos motorizados LEGO e de programações simples.

Ensino Médio

Nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio utilizamos o kit LEGO Mindstorms Education EV3. Desde o início deste século, o LEGO® MINDSTORMS® Education tem liderado o caminho da Educação em STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), inspirando os usuários a se envolverem numa aprendizagem divertida na prática. A combinação dos sistemas de construção da LEGO com a tecnologia EV3 do LEGO MINDSTORMS Education oferece ainda mais maneiras de aprender robótica e ensinar os princípios de programação, física e matemática!

Como o Kit Tecnológico é utilizado
pelos estudantes nas aulas ASTROMAKER®️?

1 - Administrador

Administradores são estudantes que cuidam dos recursos disponíveis para a equipe, principalmente do Kit Tecnológico LEGO®️ Education utilizado, certificando-se do cuidado e da atenção em seu manuseio.

2 - Construtor

Construtores recebem recursos diretamente dos Administradores, para então executarem as tarefas: a de construírem o protótipo que resolverá os desafios da atividade proposta no momento explorar.

3 - Programador

Os estudantes responsáveis pela Programação dão vida ao protótipo construído pela equipe durante o momento criar, realizando a programação por meio de um software específico do programa ASTROMAKER®️.

4 - Líder

Líderes são estudantes que tomam a frente em debates e discussões durante o momento compartilhar, mantendo o foco da equipe na atividade e apresentando os resultados obtidos durante as aulas do programa ASTROMAKER®️.

Protótipos desenvolvidos pelos estudantes
durante as aulas ASTROMAKER®️

5 coisas que você precisa saber sobre
os Kits Tecnológicos LEGO Education®

A utilização de blocos de montagem LEGO®️ Education possui um valor muito alto para o desenvolvimento dos estudantes desde muito cedo. Nos primeiros passos dessa jornada de aprendizagem, a atividade com as mãos na massa auxilia na evolução de habilidades motoras finas e competências como; o trabalho em equipe. Desenvolver habilidades de manuseio nas crianças pode também influenciar, futuramente, no processo de desenvolvimento da escrita.

A partir do momento em que a criança possui domínio sobre o manuseio dos objetos, ela passa a desenvolver noções de encaixe e outras percepções como tamanho, peso, espessura e quantidade, que as leva a realizar diversos testes com os materiais, trabalhando sua criatividade em cada passo de sua jornada pelo conhecimento.

Os blocos de montagem LEGO também podem auxiliar no ensino de operações matemáticas, como adição, subtração, divisão e frações. Ao realizar diferentes construções, os estudantes analisam, mesmo sem perceber, questões como estruturas, peso e equilíbrio, trabalhando habilidades de engenharia e física.

Ao realizar uma construção, o estudante utiliza suas habilidades para resolver um problema específico, buscando entender quais as melhores ferramentas para a situação na qual se encontra. Com isso, são trabalhados também conceitos como o planejamento e a organização. Em kits tecnológicos LEGO®️ Education, como o WeDo 2.0 e o LEGO Mindstorms Education EV3, além de tudo o que já foi citado, também são trabalhadas noções de mecânica, mecatrônica, robótica, programação e pensamento computacional; elementos presentes em praticamente todas as profissões atuais e outras que ainda existiram no futuro em todo planeta.

Criado nos Estados Unidos na década de 1990, STEAM é uma sigla em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A relação desse conceito com os kits tecnológicos LEGO®️ Education, é abordagem ampla do STEAM em todos conteúdos propostos no programa ASTROMAKER®️, sempre alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em outas palavras, conteúdos ASTROMAKER®️ de Educação Tecnológica e Robótica Educacional conectados com STEAM, fundamentados na BNCC, que utilizam os Kits Tecnológicos LEGO®️ Education para que os estudantes possam apreender enquanto se divertem. Legal né?

Ah, tem só mais um coisa que você precisa saber...

WeDo EV3 Marcelo Tas